...

Perguntas Frequentes

Só posso adquirir os créditos de transporte na Central Valesim?

Não. Além da Central ValeSim, na Rua Duque de Caxias, ao lado da Catedral, mais de 70 pontos de venda estão credenciados para a carga e recarga de créditos de transporte. Além disso, nos Terminais Leste e Oeste você pode fazer o seu cartão ValeSim ou adquirir o cartão Express e ainda existe a possibilidade de fazer a recarga dos cartões pela internet, meio pelo qual a maioria das recargas hoje é efetuada.

Gradativamente estão sendo ampliados os números de pontos de venda, presentes em todos os bairros.

E os visitantes que chegam a Cascavel, como farão para utilizar o sistema?

Pensando nesses eventuais usuários, o Decreto que regulamentou a Lei da exclusividade da bilhetagem eletrônica estabeleceu que, obrigatoriamente, fosse instalado um ponto de venda em cada terminal urbano, na rodoviária e no aeroporto, locais onde esse usuário ocasional poderá adquirir o cartão Express.

Nos terminais urbanos, foram instaladas máquinas de autoatendimento para carga e recarga de créditos de transporte, para facilitar a vida do usuário.

O que são máquinas de autoatendimento e como funcionam?

São equipamentos semelhantes aos caixas eletrônicos de bancos. Possibilitam a compra e recarga de créditos de transporte com cédulas, moedas e também, com cartões de débito.

Quanto custa o cartão-transporte Valesim?

A primeira via de qualquer cartão Valesim é gratuita. A partir da segunda via, o custo é de 10 (dez) vezes o valor da tarifa, exceto o cartão Express que não permite a emissão de segunda via, pois será descartado após o uso de seus créditos.

Posso usar o cartão Valesim de outra pessoa?

Não. Com exceção do cartão Express, que pode ser utilizado por qualquer pessoa, todas as demais modalidades de cartão-transporte ValeSim necessitam de cadastro do usuário, são nominais e intransferíveis.

Com a restrição do pagamento em moeda corrente, meus direitos de ir e vir estão sendo prejudicados?

Os direitos de ir e vir permanecem garantidos, a Lei veio para regulamentar a forma de acesso aos serviços de transporte coletivo urbano no município, assim como ocorre com o acesso a outros serviços públicos.

Ressalte-se que a aquisição antecipada dos créditos para o pagamento da passagem é feita com moeda corrente.

O que é cartão Express?

É uma nova modalidade de cartão-transporte ValeSim, com créditos limitados (no máximo 10). Para esse cartão não há a necessidade de cadastro, podendo ser utilizado por qualquer pessoa, independente de quem tenha realizado a sua aquisição e ficando inutilizável ao término dos créditos nele contidos.

Onde o cartão Express está disponível?

Está disponível na Central ValeSim, nos três terminais da cidade, na unidade móvel e nos pontos de venda identificados, presentes em todas as regiões de Cascavel.

A Lei Municipal nº 6.466, aprovada em 01 de abril de 2015, que trata da bilhetagem eletrônica e que institui 100% do pagamento nos ônibus do transporte coletivo urbano de Cascavel por meio eletrônico, já está em vigor?

Sim. Entrou em vigor a partir de 30/11/2015.

MAIS ALGUMA DÚVIDA QUE PODEMOS LHE AJUDAR?